Quem trabalha com gestão de obras precisa ter uma palavra sempre fresca na mente: produtividade. Não tem como um projeto sair do papel dentro do prazo e do orçamento sem trabalho produtivo todos os dias, dentro e fora do canteiro.
Por isso, você precisa conhecer as melhores formas de tornar sua gestão de obras mais eficiente e produtiva, e é isso que você vai encontrar neste post. Eu vou te explicar a melhor forma de deixar sua gestão de obras mais produtiva e vários benefícios de adotar essa metodologia de trabalho.
Mas antes de fazer isso, você precisa saber em qual dos dois cenários da gestão de obras a sua empresa está hoje.
Os 2 cenários da gestão de obras
Existem dois cenários quando se trata de gestão de obras. Parar e pensar em qual deles a sua empresa está hoje vai fazer muita diferença em dois pontos essenciais:
alinhar expectativas: saber de onde você está partindo vai ajudar a manter as expectativas realistas no que diz respeito ao tipo de progresso que você pode esperar;
dimensionar as ações: de acordo com sua situação atual, fica mais fácil saber se você tem mais ou menos trabalho pela frente, e dar a dimensão correta das tarefas à frente.
1. Não é eficiente
O primeiro cenário é o mais óbvio, e no qual a maioria das construtoras e incorporadoras ainda está: nele, a empresa não é eficiente, tem retrabalho a todo momento, perde dinheiro por falta de eficiência (e nem sabe disso).
A boa notícia para quem está nessa situação é que qualquer melhora já representa um grande ganho. Mas é necessário começar de forma urgente, pois cada minuto perdido é dinheiro que escorre pelo ralo.
2. Já é eficiente, mas pode melhorar
O segundo cenário é para quem já se mobilizou de alguma forma para tornar os processos de gestão mais produtivos e eficientes. Essas empresas são as mais avançadas, mas ainda precisam de uma solução definitiva e ainda têm gargalos em pontos vitais da operação.
A boa notícia para quem está nesse cenário é que o alicerce já foi lançado, ou seja, a partir de agora as ações podem ser mais avançadas e os resultados são maiores e mais visíveis. Porém, sem uma ação imediata, o risco de estagnar e voltar ao estado anterior é grande.
Ou seja:
Seja qual for o caso da sua empresa hoje, é preciso começar agora. Além disso, em ambos os casos você verá resultados rapidamente, apenas em escalas diferentes.